A ADMIRAÇÃO GERAL - Parte II

May 30, 2019

A seguir registra-se apenas algumas das mais relevantes opiniões do século XIX sobre D. Pedro II.

O Imortal Victor Hugo, na obra “O Retorno do Imperador”, publicada em Paris em 1840, afirma que:“para o povo brasileiro, D. Pedro II continuará sendo o “neto de Marco Aurélio”, aquele que fala italiano como um toscano, francês como um parisiense, alemão como um prussiano, e inglês como um professor britânico, em resumo, a perfeição dos grandes imperadores”.

O Diplomata Joseph Arthur de Gobineau, amigo e confidente de Dom Pedro II, escrevera a Prokesh-Osten, seu amigo, dizendo: “O Imperador é o príncipe mais inteligente e sábio que existe. Ele tem lido tudo: história, poesia e linguística”.

O grande historiador português, Alexandre Herculano, escreveu sobre o monarca: “Dom Pedro II é um príncipe a quem a opinião geral coloca entre os primeiros de sua época, pelos dotes de espírito, pela constante aplicação desses dotes à cultura das ciências e das letras”.

O compositor Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarani”, aplaudido em 02/12/1870 no “Scala” de Milão, deve sua consagração mundial a D. Pedro II, pois na estreia teria admitido publicamente: “se não fosse o imperador, eu não seria Carlos Gomes”.

O Ministro da Inglaterra William Gladstone no século XIX definiu Dom Pedro II assim: “Este homem é um modelo para todos os soberanos do mundo, pelo seu zelo no fiel e corajoso cumprimento dos seus supremos deveres... é o que eu chamo, um grande e bom soberano, que pelo seu procedimento no eminente posto que ocupa, é um exemplo e uma bênção para sua raça”.

Os Rabinos Franceses como Paul Muscat e BanjaminMossé também admiravam a preparação intelectual de D. Pedro II. Em uma de suas cartas ao Imperador, Mossé escreveu:“Uma das mais belas retribuições de minha vida será apresentar, como historiador francês, o maior dos modernos imperadores: Dom Pedro II... Desejo que Vossa Majestade seja o primeiro a ler este livrinho que escrevi, quase todo, visando muito ao efeito que deve produzir, não só no estrangeiro, mas, principalmente, no Brasil”.

 

Please reload

Compartilhe
Tag Cloud

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload