O LEGADO DE DOM PEDRO II: INCENTIVO A CULTURA E O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

May 13, 2019

Tendo encontrado no judaísmo sua fonte de inspiração, a exemplo do Povo Judeu, o imperador subjugou seus instintos animais à consciência, a plenitude da vida, perpetuando sua história através da caridade e não da força.

Em solo virgem a transplantada árvore dos Bragança florescia e fazia civilização. Fora, Dom Pedro II, considerado o Imperador mais culto do Mundo em sua época.

Em seu período como governante tratou de cortar todas as despesas do Brasil com a Coroa percebendo unicamente seu salário como Imperador.

Secou todo o orçamento eliminando cargos pouco úteis ou sem nenhuma utilidade para o Império, como fora o caso da Guarda do Imperador instituída por seu pai, o Imperador Dom Pedro I, e que fora reativada muitos anos depois pelo Brasil República sob o nome de Dragões da Independência.

Investiu as verbas públicas na educação construindo escolas, estradas e ferrovias.

Amante da caridade, transformou o próprio palácio imperial daReal Quinta da Boa Vista, Paço da Boa Vista ou de São Cristóvão, onde morava, em colégio para mais de 200 meninos e meninas menos favorecidos, concedendo aos desabrigados moradia, sendo essa parte custeada pelas rendas pessoais do Imperador.

A Imperatriz seguia-lhe o exemplo. Viviam modestamente, o que, muitas vezes lhes tornavam motivo de chacota em outros países (Sonia Sales).

 

 

Please reload

Compartilhe
Tag Cloud

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload