AS INFLUÊNCAS JUDAICAS NO IMPÉRIO E NO IMPERADOR - Parte II

May 10, 2019

Como escreveu o autor de “Meguilat Ester BeitHashem”, Pg. 26: “Por um curto período, Israel foi o centro cultural da humanidade. Quando o Povo de Israel vive de acordo com a sua essência, ele serve como uma “luz para as nações”, torna-se o pivô cultural do mundo e abre espaço para todos se desenvolverem da melhor forma possível, sem colocar de lado o plano moral”.

Teve, o Imperador, não só o mérito, mas a grandeza de estudar nos livros que constituem o plano de D’s sobre a forma como as pessoas devem conviver mutuamente.

Essa forma plena de vida está na consciência corretamente trabalhada de maneira a vencer o desejo e a imaginação que agem instintivamente e de forma animalesca. A fonte de todo esse vasto conhecimento é o Povo Judeu.

Também em “Santuário Desconhecido” resumiu o exseminarista cristãoAiméPallièreum pouco do que encontrou no judaísmo sobre a verdade:

“É verdadeiramente um santuário desconhecido aquele em que eu penetrei, e eu não creio que haja menor utilidade para o israelita do que para o não judeu levantar o véu espesso que oculta a todos os olhares. O edifício que aparece então é incomparavelmente mais belo que todos aqueles que foram construídos pela mão dos homens. É bastante elevado para acolher as mais altas aspirações, bastante vasto para conter todos os adoradores do verdadeiro D’s e fazê-lo confraternizar”

Quando em visita a Terra Santa, em uma de suas viagens, Dom Pedro II esteve em Jerusalém por três vezes.

Este Imperador marcou sua vida com o interesse pelaToráh. Trabalhou o culto divino através da religião (orações) e encheu o mundo com sua bondade.

No livro de ética judaica chamado PirqueiAvót está escrito que sobre três coisas o Mundo se sustenta: sobre a Toráh, sobre o trabalho divino (orações) e sobre a caridade. Numa perfeita sintonia com estes valores demonstrou, o Imperador, por fim, sua sincera caridade quando Governante, amando seu povo e nunca sendo um tirano sem coração. Foi sábio e não perverso.

 

Please reload

Compartilhe
Tag Cloud

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload