DOM PEDRO II:A CONSAGRAÇÃO DO BRASIL - Parte II

April 29, 2019

Durante todo período de sua menoridade Dom Pedro II passou alheio aos assuntos governamentais absorto em sua rígida educação que de perto era acompanhada pelo minucioso Manuel Inácio de Andrade Souto Maior Pinto Coelho, o Marquês de Itanhaém, que substituiu a José Bonifácio, quando o governo da regência tirou-lhe a tutela, convidando-o a deixar a Cidade do Rio, diante da enorme crise política a qual enfrentava o Brasil.

Escrevendo sobre a educação do Imperado, disse o Tutor, Marquês de Itanhaém, na seguinte carta:

“Eu quero que meu Augusto Pupilo seja um sábio consumado e profundamente versado em todas as ciências e artes até nos ofícios mecânicos, para que ele saiba amar o trabalho como princípio de todas as virtudes, e saiba igualmente honrar os homens laboriosos e úteis ao Estado. Mas não quererei decerto que Ele se faça um literato supersticioso para não gastar tempo em discussões teológicas como o Imperador Justiniano; nem que seja um político frenético, para não prodigializar o dinheiro e o sangue dos brasileiros em conquistas e guerras e construções de edifícios de luxo...”

Sob a orientação do Marquês, o dia do Imperador iniciava-se por volta das sete horas da manhã e terminava, após longas seções de estudos, com pequena refeição servida entre às 09 e 11 horas da noite quanto então deveria recolher-se para dormir.

Dotado de talento linguístico, Dom Pedro II, aos nove anos de idade já falava, lia e escrevia em francês e inglês. Estudava ainda italiano, alemão, latim, grego, além de aritmética, geometria, religião, história universal das artes, literatura antiga, dentre outras. Logo desenvolveu imenso amor pelos livros e pela leitura dedicando-seas ciências, astronomia e ao cumprimento de seus deveres.

Em seu turno as crises políticas enfrentadas pelo Brasil o tornaram um país desacreditado na Europa. Combatia-se em quase todas as províncias do Brasil e a necessidade de restabelecer-se a ordem e a união era latente. A organização do País fracassou na primeira regência que fora substituída por um único regente, Diogo Feijó que, diante de tantas guerras, esgotou, como a regência anterior, os seus esforços.

Em 1840, Dom Pedro II não passava dos 15 anos de idade quando, com caráter formado a partir de duras provas que lhe submetera o infortúnio da vida desde o berço, grave e reflexivo, desejoso de tudo saber e aprender, somando seus esforços intelectuais que cedo lhe desenvolveram as faculdades excepcionais, inspirou confiança ao Parlamento que temia a fragmentação do País por consequência da constante agitação.

Consultado em súplica pelo General Francisco de Lima e Silva, o Conde de Lages, se estaria pronto para salvar o país e o trono, a despeito dos verdes anos de sua juventude (Benjamin Mossé), Dom Pedro II sentiu-se a altura da missão e corajosamente respondeu que sim.

O Jornal “A Regeneração” não poupava elogios ao pequeno imperador de 15 anos, afirmava:“seu grau de penetração e discernimento, faria honrar qualquer estadista afeito pela experiência e pelo estudo do conhecimento humano, tão difícil aos homens”.

Foi assim, com a reunião das duas Câmaras em assembleia geral, declarada a maioridade de Dom Pedro II, lheencurtando em três anos o tempo Constitucional e realizando em 1841 a sagração e coroação do Imperador em meio a festividades que durariam por vários dias.

Bem apessoado com 1,90 de altura, cabelo e barba loiros, Dom Pedro II, doce e bom, casara-se em 23 de julho de 1842, aos dezoito anos de idade, por procuração, com a Princesa Thereza Christina Maria de Bourbon, filha do rei das Duas Sicilias.

Em 04 de setembro de 1843 desembarcava no Rio de Janeiro a princesa junto com o Imperador que havia ido a seu encontro.

Com a Imperatriz, Dom Pedro II teve ao todo quatro filhos: Dom Afonso e Dom Pedro (morreram poucos anos depois do nascimento), Dona Isabel (herdeira do Trono) e Dona Leopoldina (que morreu prematuramente, deixando herdeiros de seu consórcio com o Conde d’Eu).

 

Please reload

Compartilhe
Tag Cloud

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload