A PRIMEIRA IMIGRAÇÃO PERNAMBUCANA - Parte II

April 5, 2019

 

A comunidade Zur Israel teve a sua frente o Rabino português IsacAboab da Fonseca, nascido na pequena cidade de Castro d’Ayre ou São João de Luz, Portugal, vindo da Holanda, país onde estabelecera-se sua família quando este tinha a idade de sete anos, após exílio. IsacAboab da Fonseca viria a ser, com aproximados 37 anos de idade, o primeiro Rabino do Brasil.

Ainda em Amsterdam, o Rabino IsacAboab da Fonseca era ouvido pelo Prudente Padre Antônio Vieira, que tornara-se liderança jesuítica no Brasil, sábio e diplomata que apresentou-se como amigo e defensor dos judeus e dos marranos.

Em 1646, Portugal inicia a guerra de retomada de Pernambuco e a reconquista do Brasil.

A guerra que duraria quase dez anos culminou com a expulsão da Holanda. Não muito tempo depois a Igreja Católica reativa no Brasil os Tribunais do Santo Ofício, com a brutalidade costumeira, convocando, julgando, condenando, deportando e encarcerando até a morte os mais ousados.

Somente em 1808, com as novas ondas migratórias, os judeus voltaram a organizar-se em comunidades no Brasil, tendo sido na Amazônia o local em que se estabeleceram muitas famílias vindas do Marrocos (Sonia Sales).

 

Please reload

Compartilhe
Tag Cloud

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload